Ministros de Meio Ambiente de países que pertencem à União Europeia sinalizaram nesta segunda-feira que seus governos pretendem assinar um segundo Protocolo de Kyoto se as nações mais poluentes também o fizerem --no caso, os Estados Unidos, a China e a Índia.
A linha de ação que será adotada pela UE na próxima conferência mundial sobre mudanças climáticas --marcada para novembro em Durban, na África do Sul-- foi acordada em uma reunião que acontece nesta semana em Luxemburgo.
"Qual a razão de se manter algo vivo se você está lá sozinho?", disse à agência de notícias
Reuters o comissário de Ambiente da UE, Connie Hedegaard.
Ele comentou que deve haver maior colaboração dos países mais poluentes, que respondem por 89% das emissões, contra os 11% dos países da UE.
O Protocolo de Kyoto em vigor, que prevê medidas de combate contra o aquecimento global, vai expirar em 2012 e até o momento não possui nenhum novo texto formulado.
Os EUA são um dos países poluentes que assinaram o Protocolo de Kyoto, mas nunca
ratificaram sua participação, motivo pelo qual é criticado mundialmente. As nações em desenvolvimento também foram excluídas do pacto original de 1997, mas hoje se enquadram entre os poluentes.
Na metade deste ano, representantes de 180 países se reuniram para tratar de Kyoto, mas
não houve avanços nas duas semanas de conversações e o assunto mais uma vez foi postergado sem solução.
não houve avanços nas duas semanas de conversações e o assunto mais uma vez foi postergado sem solução.
Fonte: Folha Online
Que coisa escrota isso que os EUA está fazendo. Eles tem a cara de pau de propor um acordo envolvendo um grande corte na emissão de gases poluentes, assinam o acordo, mas não participam. Assim é fácil, dar a ideia e deixar os outros tentando achar soluções para diminuir o nível de poluição enquanto, nos EUA, a poluição só aumenta.
0 comentários:
Postar um comentário