quarta-feira, 31 de agosto de 2011

África do Sul estuda retirar chifre de rinoceronte para frear caça


A África do Sul está estudando a possibilidade de tirar os chifres dos rinocerontes do país como medida para combater a caça furtiva. Somente neste ano, 279 já foram mortos.


Em declarações na edição on-line do jornal sul-africano "Times Live", a ministra do Meio Ambiente da África do Sul, Edna Molewa, informou que o governo consultará veterinários e especialistas antes de tomar qualquer decisão a respeito.


África do Sul mobiliza Exército para proteger rinocerontes


A ministra anunciou ainda que o Executivo, chefiado por Jacob Zuma, também considera estabelecer uma moratória para as licenças de caça de rinocerontes --passaram de 129 em 2010 para 143 em 2011-- para preservar a população dos animais do país.


"As autoridades de conservação das províncias emitem permissões para a caça esportiva, mas o desafio é conter o abuso que indivíduos sem escrúpulos cometem", afirmou Molewa. "Esta situação e a caça furtiva poderiam ameaçar a sobrevivência dos rinocerontes em seu entorno no futuro."


Ela afirmou que a moratória, que não deve ser aprovada neste ano, poderia afetar o turismo de caça esportiva no país.
Segundo números oficiais, 2.200 rinocerontes negros e 18.800 brancos vivem na África do Sul.


O rinoceronte é uma espécie singular africana que está ameaçada pelo grande valor que seu chifre possui no mercado negro, já que é usado no Oriente Médio para fabricar cabos de adagas e na medicina tradicional em grande parte da Ásia.


Fonte: Folha Online


Daqui a pouco o governo africano vai ter que botar uma jaula em volta das savanas para poder deter esses caçadores escrotos. Existem tipo que 21,000 rinocerontes no mundo todo, aliás, na África, e esses escrotos ainda querem caçar eles, arrancar o chifre e fazer uma adaga, que felicidade, não? De tão grande que é a caça desses animais, que o único propósito é arrancar o chifre do animal e fazer alguma coisa fashion, o governo está cogitando contratar veterinários para tirar os chifres desses animais, só assim a caça de rinocerontes iria parar, ou não, talvez os caçadores descobrissem que a pele deles é boa para coçar as costas e continuassem a matá-los. Seria interessante se os rinocerontes evoluíssem e começassem a caçar humanos para fazer tapetinhos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PV entra com ação contra medida que reduz parques na Amazônia


O PV ameaçou nesta quarta-feira entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a medida provisória que reduziu três parques nacionais na Amazônia.

A medida foi baixada na segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff, e "desafetou" (reduziu) os parques da Amazônia, dos Campos Amazônicos e do Mapinguari. Os dois últimos foram cortados para dar lugar a usinas hidrelétricas. O parque nacional da Amazônia, para resolver um conflito fundiário com 12 comunidades que estão instaladas em seu interior.

Segundo nota distribuída pelo Partido Verde, a medida do governo é inconstitucional, já que alterações no limite de unidades de conservação só podem ser feitas por lei. "O governo, talvez por orientações equivocadas, autorizou a edição dessa medida provisória que abre graves precedentes para atividades danosas ao meio ambiente e prejudicam a política de áreas protegidas no país, bem como de todo Sistema Nacional de Unidades de Conservação", afirma a nota.

Conforme a Folha revelou em junho, o governo já prepara novas desafetações de unidades de conservação por medida provisória, para abrigar hidrelétricas. Uma delas atingirá, mais uma vez, o parque nacional da Amazônia, que terá um trecho alagado pela usina de São Luiz do Tapajós, a quarta maior do Brasil.

O Instituto Chico Mendes, órgão que gerencia as unidades de conservação, afirma que as reduções foram feitas após vários debates e estudos e que serão acompanhadas das devidas compensações. 

"No caso do parque dos Campos Amazônicos, retiramos 34 mil hectares e acrescentamos 110 mil", disse à Folha o presidente do instituto, Rômulo Mello.

Fonte: Folha Online

Que beleza hein Brasil, só progresso.
Nos últimos tempos o Brasil está tentando desesperadamente se tornar um país ''evoluído'', de primeiro mundo, mas de nada isso vai adiantar se o governo se preocupar somente com o desenvolvimento econômico e político, sem dar a mínima para a sustentabilidade e o meio ambiente.
A melhor coisa que o governo poderia fazer seria tentar desenvolver o país igualmente em todos os setores, mantendo o equilíbrio, para mais tarde, quando o país estiver desenvolvido o suficiente em certa área, não ter que correr para tapar um furo em outra área.

EUA investirão US$ 100 milhões para proteger parque nacional


Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira que investirão US$ 100 milhões em acordos com rancheiros da Flórida para que eles se comprometam a cuidar de seus terrenos no Parque Nacional 


Everglades, uma ampla região pantanosa subtropical de grande importância ambiental.
"A restauração de Everglades é fundamental para todos os americanos", disse o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, sobre uma região que possui um ecossistema único no mundo e que agora receberá o maior investimento federal dedicado a um estado para a proteção de pântanos.
National Park Service-Everglades/Efe
Parque Nacional de Everglades, maior reserva subtropical dos Estados Unidos
Parque Nacional de Everglades, maior reserva subtropical dos Estados Unidos


Vilsack viajou de Washington à Flórida para apresentar a iniciativa nesta quinta-feira em entrevista coletiva oferecida na Área Natural de Winding Waters prestigiada por autoridades locais e responsáveis por organizações agrícolas e ambientais.


O investimento será destinado à restauração dos Everglades com a ajuda dos rancheiros, que receberão fundos em troca do compromisso de não construir nada em mais de 9.700 hectares próximos ao Lago Okeechobee, o maior de água doce da Flórida e o sétimo dos EUA.


Os criadores de gado se comprometerão a proteger seus terrenos em condições de usufruto permanente, com a ideia de recuperar e garantir a conservação destes peculiares terrenos do extremo sul da Flórida, reconhecidos por sua grande variedade de aves e por seus crocodilos.


Assim, haverá terrenos de pastoreio que passarão a ser pântanos, o que criará novos habitats naturais e absorverá substâncias poluentes que danificam o Lago Okeechobee e o restante do parque.


"É uma iniciativa na qual todos ganham: ajuda a restaurar Everglades e permite que continuem as tradições criadoras de gado do país", declarou o senador americano Bill Nelson.


Estas iniciativas representam um importante impulso à restauração do parque nacional, um projeto que estava estagnado há anos e que estava ameaçado pela proposta de corte de 66% do orçamento destinado a Everglades.


"Nossas terras trabalhadas proporcionam abundante comida, combustível e fibra, e são uma peça essencial das comunidades rurais, que são parte da estrutura da nação", considerou Vilsack.


O secretário de Agricultura acrescentou que "a boa gestão das terras também impulsiona a saúde dos ecossistemas que fornecem água limpa, habitat para fauna, atividades recreativas e outros serviços ambientais que beneficiam a todos".


Fonte:  Folha Online


Por mais que os EUA tenham sido, por um bom tempo, os campeões de emissão de CO2 e poluição em geral, essa é uma ótima iniciativa do governo americano.
Essa iniciativa deveria ser adotada pelo governo brasileiro, que nos últimos tempos parece não se importar mais com o meio ambiente, só inventa desculpas para justificar os desmatamentos e a poluição em massa.
Claro que esse fato isolado não salva os EUA de todos esses anos poluindo e destruindo o meio ambiente, mas se o governo americano continuar com iniciativas e projetos assim, em alguns anos, junto com a diminuição da emissão de CO2, grande parte das áreas naturais americanas poderão ser recuperadas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vento reverte fluxo de cachoeira na Austrália; veja o vídeo

Ventos que atingiram o sul da Austrália entre terça e quarta-feira foram tão fortes que reverteram parte do fluxo de uma cachoeira ao sul de Sydney.

A velocidade dos ventos atingiu os 120 km/h, e choveu em um único dia a média mensal da cidade.


A meteorologia prevê ainda uma piora nos próximos dias. A previsão é que as ondas alcancem cinco metros de altura.

Fonte: Folha

Mesmo com todos esses sinais que a natureza está dando muita gente não acredita no aquecimento global, acham que é bobeira e não fazem nada, continuam poluindo como se nada fosse acontecer. Já está mais do que na hora das pessoas mudarem suas atitudes e adotarem um meio de vida mais sustentável, porque se nós continuarmos como estamos a natureza com certeza vai se vingar.

Israel aprova plano de US$ 64 milhões para limpar rio Kishon

O governo israelense aprovou neste domingo (10) um plano de 220 milhões de shekels (US$ 64 milhões) para limpar o Kishon, um dos rios mais poluídos do país.
A ação consistirá em dragar o fundo do rio e retirar os acúmulos de lodo. O projeto inclui também transformar um parque adjacente em um centro de entretenimento, informou o governo após a reunião semanal do conselho de ministros.
O Executivo fornecerá parte da verba do projeto, que se prolongará por três anos.
"O objetivo do plano é melhorar a qualidade de vida na área da baía de Haifa e transformá-la em um pulmão verde da zona metropolitana norte de Israel", diz o comunicado.
Situado no norte de Israel, perto da cidade de Haifa, o rio foi apontado como possível fonte de inúmeros casos de câncer em ex-soldados da Marinha que treinavam em suas águas. Uma comissão de investigação não encontrou provas desta conexão, embora o Ministério da Defesa tenha optado por compensar as famílias dos militares.
Hanay/Wikimedia Commons
Vista do rio Kishon a partir do parque Kishon em Haifa, Israel
Vista do rio Kishon a partir do parque Kishon em Haifa, Israel


Fonte: Folha Online

Uma atitude que o Brasil também deveria ter, pois rios poluídos não faltam aqui. Claro que as pessoas não ficam com câncer quando entram neles, mas são poluídos. ._.

Austrália prepara plano de US$ 3,2 bi para promover energias limpas

O governo australiano prepara um pacote de US$ 3,219 bilhões para promover as energias limpas e financiar o fechamento das usinas de carvão, publicou nesta terça-feira a imprensa local.

Segundo a proposta, as centrais obterão uma linha de crédito e garantias para seguir operando, mas deverão reduzir progressivamente tanto as emissões poluentes como sua capacidade, de acordo com o diário "The Australian".

Fontes anônimas citadas pelo jornal indicaram que se não for implementado um fundo para financiar o fechamento das usinas elétricas de carvão e pagar pela redução de sua capacidade haverá "falhas no sistema" de abastecimento de energia no sudeste da Austrália.

O governo australiano deve anunciar no próximo domingo os detalhes de um polêmico imposto voltado aos grandes emissores de dióxido de carbono, o que não afetará os combustíveis.

A nova legislação, que entrará em vigor em julho de 2012, também obrigará as centrais de carvão a reduzir seus ativos progressivamente. Pelo projeto, estas usinas não poderão pedir novos empréstimos, mas receberão ajuda do governo para favorecer a transição às energias limpas e evitar a quebra do setor.

Os geradores de energia precisam refinanciar nos próximos cinco anos seus empréstimos, que somam 10 bilhões de dólares locais (US$ 10,731 bilhões).

A indústria do carvão espera uma indenização de 1,5 bilhão de dólares australianos (US$ 1,609 bilhão), enquanto há também a expectativa para medidas de proteção para o setor do alumínio e do aço e incentivos para as energias renováveis.

Fonte: Folha Online

Uma boa iniciativa da Austrália em tentar promover energias limpas no país, pelo menos não é que nem o Brasil que só se preocupa em construir estádios de futebol.