segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Torre armazena energia suficiente para 25 mil casas

O município espanhol Fuentes de Andalucía, que fica na província de Sevilha, agora tem um gerador de última geração. Esse é o primeiro sistema que fornece energia por concentração.O equipamento possui capacidade de produzir eletricidade 24 horas por dia e de abastecer cerca de 25 mil residências.

Uma torre principal recebe e armazena as luzes solares que são captadas por helióstatos --instrumento que consegue projetar os raios do Sol para um único ponto fixo mesmo com o movimento de rotação da Terra.

A inauguração do sistema nesta terça-feira teve a presença do rei Juan Carlos 1º e do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan.

Espelhos redirecionam as luzes solares para uma única torre, apesar do movimento de rotação da Terra

Fonte: Folha Online

Uma ótima invenção que, se for adotada por outros países, ajudará e muito na preservação de nosso planeta. Uma pena que o Brasil, por falta de incidência solar necessária, não possa usar essa tecnologia. Por causa disso ficamos presos às usinas hidroelétricas e nucleares.

0 comentários:

Postar um comentário