sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Óleo de coco e luz solar vão gerar energia para ilha do Pacífico
A praticamente desconhecida ilha de Toquelau, no território da Polinésia, será abastecida com eletricidade gerada por 93% de luz solar e o restante com óleo de coco.
O plano, anunciado pelo governo local, deve ser colocado em prática até meados de 2012 e prevê o uso combinado de baterias que vão armazenar energia para ser usada à noite.
A proposta é que somente veículos motorizados e alguns equipamentos de cozinha utilizem combustível fóssil.
Toquelau, que pertence administrativamente à Nova Zelândia, é uma pequena ilha do Pacífico Sul onde há apenas 1.500 habitantes.
A queima de combustível fóssil colabora com o aquecimento global e o aumento do nível do oceano, tornando Toquelau vulnerável.
Com o ponto mais alto da ilha a irrisórios 5 metros acima do solo, a ilha pode ser invadida pelo mar.
Fonte: Folha Online
Um exemplo para todas as grandes nações. Enquanto os EUA estão gastando dinheiro com guerra e o Brasil com estádios de futebol, uma pequena ilha, praticamente desconhecida, adota um sistema desses. Se esse sistema fosse adotado em pelo menos algumas partes de todos os países, já faria um grande bem para a Terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário