quarta-feira, 31 de agosto de 2011

África do Sul estuda retirar chifre de rinoceronte para frear caça


A África do Sul está estudando a possibilidade de tirar os chifres dos rinocerontes do país como medida para combater a caça furtiva. Somente neste ano, 279 já foram mortos.


Em declarações na edição on-line do jornal sul-africano "Times Live", a ministra do Meio Ambiente da África do Sul, Edna Molewa, informou que o governo consultará veterinários e especialistas antes de tomar qualquer decisão a respeito.


África do Sul mobiliza Exército para proteger rinocerontes


A ministra anunciou ainda que o Executivo, chefiado por Jacob Zuma, também considera estabelecer uma moratória para as licenças de caça de rinocerontes --passaram de 129 em 2010 para 143 em 2011-- para preservar a população dos animais do país.


"As autoridades de conservação das províncias emitem permissões para a caça esportiva, mas o desafio é conter o abuso que indivíduos sem escrúpulos cometem", afirmou Molewa. "Esta situação e a caça furtiva poderiam ameaçar a sobrevivência dos rinocerontes em seu entorno no futuro."


Ela afirmou que a moratória, que não deve ser aprovada neste ano, poderia afetar o turismo de caça esportiva no país.
Segundo números oficiais, 2.200 rinocerontes negros e 18.800 brancos vivem na África do Sul.


O rinoceronte é uma espécie singular africana que está ameaçada pelo grande valor que seu chifre possui no mercado negro, já que é usado no Oriente Médio para fabricar cabos de adagas e na medicina tradicional em grande parte da Ásia.


Fonte: Folha Online


Daqui a pouco o governo africano vai ter que botar uma jaula em volta das savanas para poder deter esses caçadores escrotos. Existem tipo que 21,000 rinocerontes no mundo todo, aliás, na África, e esses escrotos ainda querem caçar eles, arrancar o chifre e fazer uma adaga, que felicidade, não? De tão grande que é a caça desses animais, que o único propósito é arrancar o chifre do animal e fazer alguma coisa fashion, o governo está cogitando contratar veterinários para tirar os chifres desses animais, só assim a caça de rinocerontes iria parar, ou não, talvez os caçadores descobrissem que a pele deles é boa para coçar as costas e continuassem a matá-los. Seria interessante se os rinocerontes evoluíssem e começassem a caçar humanos para fazer tapetinhos.

0 comentários:

Postar um comentário